Folha de rosto/Incipit textual:
[sem folha de rosto] [f. 1r] In vigilia natalis d̄nĩ. ṡ. matheũ.
Dimensões - Alt x Larg (cm):
Fl. 19r: 17<156>33 X 11<233>64
Estado de conservação:
Muito bom. Raramente, ligeiramente engelhado e manchado.
Notas de encadernação:
Tábuas revestidas a couro, este com decorações gravadas. Cravos metálicos nos quatro cantos (um em falta na capa frontal) e um cravo mais pequeno ao centro. Fechos parcialmente metálicos.
Foliação/Paginação:
N.º de fólios: [1]+168+[1]. Foliação posterior, em numeração árabe, a lápis, de 1 a 168. Até ao fólio número 90, a foliação é sequencial, embora haja dois fólios não numerados, possivelmente por lapso, um entre os fólios números 20 e 21 e outro entre os fólios números 65 e 66. A partir do fólio 90, foram intencionalmente numerados apenas os fólios números 100, 120, 140 e 168, foliação esta respeitando o número efectivo de fólios.
Comentários à notação musical:
Contém notação musical apenas para o ritual de Bênção das Velas de Sábado Santo (ff. 76v-80r); essa notação é quadrada, do tipo francês convencional, diferente da utilizada nos antifonários alcobacenses.
Comentários/Notas Gerais:
O códice foi escrito por um religioso de nome Vicente Martins ou Martinez, segundo se lê no final (fol. 167v): Obsecro vos qui hec legeritis / ut Vincentius Martini peccatoris memineritis (Suplico a vós, que isto leiais, que Vicente Martins, pecador, lembreis). As folhas de guarda nas contracapas são fragmentos (bifólios) de uma Bíblia, possivelmente de c. 1200 (letra de transição [protogótica] e letras iniciais a vermelho, simples ou ligeiramente decoradas).