Res. Ms. 004

Cotas anteriores: 
Z
Localização na sala: 
Gaveta D
Folha de rosto/Incipit textual: 
[sem folha de rosto] [f. 1r] Misa S Angeli Custodis Regni
Título normalizado: 
Missa S. Angeli Custodi Regni
Menção de responsabilidade_antigo: 

Igreja Católica. D. Anna Mascarenhas de Albuquerque. D. Bernarda Pimentel. D. Mecia Aurelia de Miranda. F. Felipe Castelbranco

Língua do texto: 
Latim
Português
Tipo de documento: 
Miscelânea
Subcategoria de documento: 
Livro miscelâneo (Antifonário / Gradual / Hinário)
Tipo de fonte: 
Manuscrita
CDU: 
783.2
Assunto: 
Cantochão
Música e cânticos litúrgicos
Música sacra
Data: 
1746
Século(s): 
XVIII
Dimensões - Alt x Larg (cm): 
66,5 x 50,5
f. 3: 70<350>85 x 60<485>120
Material: 
Pergaminho
Estado de conservação: 
Em bom estado de conservação.
Notas de encadernação: 
Tábuas revestidas a couro, com quatro cravos e aplicações metálicas nos cantos.
Foliação/Paginação: 
N.º de fólios: [2]+129+[1]. Numeração árabe (foliação), de 2 a 131 (primeiro fólio sem número). Os fólios numerados seriam originalmente cento e trinta e um, mas faltam actualmente os fólios 34 e 48 (retirados).
Decoração: 
[f.1] Inicial iluminada com anjo a transportar símbolos do martírio de Cristo, com uma faixa por baixo onde se lê "in laborib[us]. a juventute mea." 
[f.63r] Iluminura representando o que parece ser um anjo sob uma nuvem, com um objecto redondo com a cruz no meio.
Várias iniciais ornamentadas ao longo do livro, como iniciais zoomórficas (ff. 8r; 24v; 28r), antromórficas (ff. 37v, 41v, 42r), com elementos vegetalistas ( ff. 3r, 4v, 11v, 15r, 44r, 60r entre outras).
Inscrições e Marcas: 
[Frontispício] "ESTE LIVRO SE FES POR ORDẼ DA / Preclarissma, e Religiosissima Senhora a Srª. / D.ANNA / MASCARENHAS DE ALBURQUERQUE / sendo Abbadeça do Real Mostrº. de Arouca; / e se acabou sendo segunda vez Aƀƀª.do mesmo Mostrº.a / Illustrissima, e Exemplarissima Senhora a Srª. / D.BERNARDA PIMENTEL: / Cantora mo a Excelsa e sempre Illustre Señra / D.MECIA / AURELIA DE MIRANDA, / e Feitor / O Mto.Illustre, e Reverendissimo Padre o Sṙ. / F.FELIPE CASTELBRco. / ANNO / 1746."
Categoria: 
Monodia
Ocasião litúrgica: 
Missa
Cantos suplementares
Conteúdo: 
Missa do Anjo da Guarda, Ofício da Circuncisão, Ofícios vários do Santoral, Responsórios da Semana Santa, três peças de Magnificat, seis Missas, hinos vários, três Credos, Missa do Sagrado Coração de N.ª Sr.ª. 
Vozes e instrumentação: 
Vozes em uníssono.
Tipo de notação musical: 
Quadrada
Comentários à notação musical: 
Notação quadrada a negro sobre pentagrama a vermelho.
Comentários/Notas Gerais: 
Começado por ordem da abadessa D. Ana Mascarenhas de Albuquerque e acabado sendo pela segunda vez abadessa D. Bernarda Pimentel, sendo cantora-mor D. Mécia Aurélia de Miranda e sendo feitor F. Felipe Castelbranco. Assinado no rosto, em letra miúda, por Frei Thomaz de Aquino, que escreveu o volume. Pode tratar-se do mesmo Frei Thomaz de Aquino que, na qualidade de Pregador Geral jubilado da Congregação Beneditina e de Abade do Mosteiro de São Bento da Vitória no Porto, compôs a obra "Elogios dos Reverendissimos Padres DD. Abbades Geraes da Congregação Benedictina do Reyno de Portugal, e Principado do Brazil", publicada em 1767 no Porto (Officina de Francisco Mendes Lima). Independentemente da identidade do autor, trata-se indubitavelmente de um manuscrito de origem beneditina, a julgar pelo cursus monástico e pela presença do Ofício e da Missa de São Bento (In solemnitate SS. Patris nostri Benedicti ab. e De S. P. N. Benedicto [mais a Oitava]). As festas ibéricas que nele encontramos (retiradas da liturgia diocesana a partir do século XIII) descartam a possibilidade de uma origem cisterciense, sendo por sua vez passíveis de prática numa congregação beneditina permeável a Usos diocesanos.
Registo de imagens: 
Fotografia
Autoria da Informação: 
Diogo Alte da Veiga, colab. Carla Crespo e Eva Ribeiro