Res. Ms. 028

Cotas anteriores: 
H
Localização na sala: 
Gaveta N
Tipologia: 
Manuscrito
Data: 
1.º terço do século XIII
CDU: 
78 / 272
Século: 
XIII
Incipit: 
In vig[i]lia natalis d[omi]ni. s[ecundum] matheu[m].
Tipo de livro: 
Evangeliário
Assunto: 
Ciclo completo do Temporal, Próprio do Santoral, Dedicação da Igreja, St.ª Cruz, N.ª Sr.ª (tempo do Advento), Pelas diversas necessidades, Fiéis defuntos.
Dimensões: 
Fl. 19r: 17<156>33 X 11<233>64
Material: 
Pergaminho
Encadernação: 
Tábuas revestidas a couro, este com decorações gravadas. Cravos metálicos nos quatro cantos (um em falta na capa frontal) e um cravo mais pequeno ao centro. Fechos parcialmente metálicos.
Foliação/Paginação: 
N.º de fólios: [1]+168+[1]. Foliação posterior, em numeração árabe, a lápis, de 1 a 168. Até ao fólio número 90, a foliação é sequencial, embora haja dois fólios não numerados, possivelmente por lapso, um entre os fólios números 20 e 21 e outro entre os fólios números 65 e 66. A partir do fólio 90, foram intencionalmente numerados apenas os fólios números 100, 120, 140 e 168, foliação esta respeitando o número efectivo de fólios.
Estado: 
Muito bom. Raramente, ligeiramente engelhado e manchado.
Notas: 
Contém notação musical apenas para o ritual de Bênção das Velas de Sábado Santo (ff. 76v-80r); essa notação é quadrada, do tipo francês convencional, diferente da utilizada nos antifonários alcobacenses. O códice foi escrito por um religioso de nome Vicente Martins ou Martinez, segundo se lê no final (fol. 167v): Obsecro vos qui hec legeritis / ut Vincentius Martini peccatoris memineritis (Suplico a vós, que isto leiais, que Vicente Martins, pecador, lembreis). As folhas de guarda nas contracapas são fragmentos (bifólios) de uma Bíblia, possivelmente de c. 1200 (letra de transição [protogótica] e letras iniciais a vermelho, simples ou ligeiramente decoradas).
Imagem 1: