"Respõsoria, / et antipho / nȩ Quadra / gesimȩ, et aliaruin / festivitatu[m] sbse / quentiu[m]. ãno dñi / 1667"
Responsoria, et antiphona Quadragesima, et aliarum festivitatum subsequentium.
Igreja Católica. Snrã Cantora Mor D. M de F.
Antifonário Temporal
56,5 x 39,5 cm
f.1: 40<315>40 x 35<440>90
[frontespício verso] Iluminura representando o Santissimo Sacramento: uma custódia sobre a cabeça de um anjo, com mais dois em cada lado. Por baixo rezando, um abade e uma religiosa.
[f.1r] - Inicial vegetalista amarela com um pássaro.
[f.55r] - Iluminura representativa da ressurreição de Cristo.
[f.58v] - Iluminura com representação de três homens com chapéu de abas largas e cajado, sentados à mesa. O do meio com a mão ao alto, abençoando a comida na mesa.
[frontespício verso] "Decima feita por hum amigo do Escrvaõ deste livro em / Louvor seu, & da Snrã Cantora mor Escrava do Sacramẽto. / Neste livro esclarecido, / por seu pintor com primores / se ve que a Paschoa de flores, / ha na Quaresma cahido: / bem vejo que em canto há sido / sem ser por encantamento: / que feito por mandamento / da' gran Cantora Maria / se ve o milagre Faria / seria do mor Sacramẻto."
[f. 63v] "No segundo Anno do Abbadessado da Snra Elena Botelho, / Pimentel mandou a Srã Cantora Mor D. M de F fazer este. / Antiphonario da Quaresma. Finis Laus Deo. Era de 1667."
[f. 64r] "Este Livro de Respõ / sos, e Antiphonas / da Quaresma, man / diu faser huã Escrava do / Sãctissimo Sacramẽto por / sua cõta sẽdo esta Senhora / Cantora mor: escreveo hũ / Religioso da Cõgragaçaõ, / de .S.João Evãgelista seja / tudo pera louvor de Deos. / no anno de, / 1667."
Tempo da Quaresma, Tríduo Pascal, Domingo e Segunda-feira de Páscoa, Ascensão, Domingo de Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpo de Deus, Antífonas para as Vésperas de Domingo de Ramos.
Vozes em uníssono.
Notação quadrada negra sobre pentagrama a vermelho.
Nos ornamentos da folha de rosto pode ler-se o nome da cantora mor, “Dona Maria De Faria”. No verso do fólio 63 e no rosto do fólio 64 podem ler-se duas anotações, uma registando a concepção do códice «No segundo Anno do Abbadessado da Snra Elena Botelho Pimentel», a mando da «Snrã Cantora Mor D. M de F» (Dona Maria de Faria) e outra registando, nomeadamente, a procedência do copista, «hũ Religioso da Cõgregação de S. João Evãgelista». Em ambas as anotações, e ainda na folha de rosto do códice, está indicada a data do livro: 1667.